A Argentina sediou, nos dias 12 e 13 de setembro, reunião de Planejamento para Integração e Desenvolvimento de Territórios de Fronteira, ligada ao Conselho Sul – Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) da UNASUL com a participação de representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O Brasil enviou seu representante, do Ministério de Relações Exteriores. O Instituto Aliança Procomex foi convidado a participar das reuniões, em razão do trabalho inédito que desenvolve no Brasil, de mediar as ações entre a inciativa privada e o Governo, nas reflexões e alterações de conceitos e processos que visam a criação de um Portal Único de Comércio Exterior para o Brasil.

A representante do Instituto Procomex, Erika Medina, fez sua exposição durante a reunião, demonstrando as principais linhas e fases das discussões, que serão base para a construção gradual do Portal Único de Comércio Exterior.

O Instituto Procomex foi fundado em 2004, é uma entidade de iniciativa civil, que reúne 77 associações empresariais que tem como um de seus objetivos melhorar a competitividade global do Brasil através da implementação de um Sistema Aduaneiro que facilite o controle e a segurança do comércio exterior, preserve a saúde, o patrimônio cultural e ambiental da nação e que facilite o fluxo das exportações e importações.

Compartilhe

UA-41503162-1