O objetivo é criar e dar suporte a um grupo de trabalho para a discussão entre governo e empresas sobre novos sistemas e sobre mudanças nos sistemas existentes, visando diminuir o tempo de implantação e de implementação de mudanças.
O grupo se faz necessário uma vez que os processos de comércio exterior vão sendo transformados em sistemas de TI, a interação dos sistemas de controle geridos pelo governo e os sistemas operacionais das empresas se torna mais crítico.
Existe a necessidade de um tempo por parte das empresas (e/ou de seus provedores) para desenvolver os sistemas, ou efetuar ajustes em sistemas existentes para poder fornecer dados aos sistemas do governo no formato desejado. Este tempo pode variar de 3 a 18 meses, dependendo da complexidade do sistema. Além do tempo de desenvolvimento, as empresas precisam de tempo para aprovar o custo do investimento.
O Instituto Aliança tem mantido um “fórum virtual” para a interlocução entre a equipe que está desenvolvendo o novo Portal Siscomex e a comunidade de comércio exterior, mas agora, atendendo aos pedidos das empresas, se propôs criar e secretariar um Grupo de Trabalho que viabilize uma interação proativa entre as entidades governamentais e as empresas.