Jornada de transformação do comércio exterior brasileiro

Por que participar do evento?

A estratégia do Brasil em relação ao comércio exterior está mudando e as empresas precisam se preparar para as mudanças que estão por vir de forma a se tornarem mais competitivas. Estamos convidando aqueles que melhor podem nos apresentar as mudanças e o novo rumo do país: o Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Dr. Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, e o Dr. Lucas Ferraz, Secretário de Comércio Exterior (SECEX).

É muito importante a presença destes líderes da mudança dos processos governamentais, que vão tornar o país mais competitivo, em um evento com líderes estratégicos do setor privado para sensibilizar os empresários e altos executivos a investir nas mudanças que suas empresas precisam efetuar para que o país tenha o benefício do esforço que está sendo empreendido por parte do governo. Nossa experiência tem nos mostrado que o nível estratégico das empresas não está sensibilizado para a dimensão da mudança e quão crítico é fazer os investimentos necessários para viabilizar as mudanças dos processos internos, sistemas e treinamento de pessoal.

No dia 10 de maio, a Aliança Procomex comemora 15 anos da sua criação com o objetivo de trabalhar por um Brasil mais competitivo, com processos aduaneiros mais céleres, eficientes e transparentes. Neste ano de 2019 serão implantadas grandes e inovadoras mudanças! O aniversário do Procomex oferece uma oportunidade para sensibilizar a diretoria das empresas sobre o impacto estratégico que os novos processos e programas de modernização de comércio exterior trarão e como devem se preparar. No evento deverão ser discutidos três das importantes mudanças:

OEA: O Brasil é signatário da Estrutura Normativa SAFE da Organização Mundial das Aduanas, e já implementou com sucesso o Programa de Operador Econômico Autorizado, no Módulos Segurança, Compliance e Integrado. Neste evento pretendemos demonstrar as vantagens da certificação, os custos envolvidos na sua obtenção assim como sugestões práticas de como se preparar para o processo certificador. No evento teremos a oportunidade de conhecer a visão do setor público, do setor privado assim como obter dicas valiosas para as empresas que pretendem se tornar OEA.

Portal Único: Nove módulos compõem o novo Portal Siscomex. Eles estão interligados entre si e ocasionarão um grande impacto na atividade diária das empresas. O evento oferecerá a oportunidade para os executivos das empresas entenderem o impacto que o novo portal em sobre os processos de Comércio Exterior e conhecerem qual a melhor estratégia para se adaptar a esta nova realidade. Com apresentações e esclarecimentos do setor público e testemunhos do setor privado.

Integração Regional: Caminhamos na direção da integração regional prática com os países vizinhos. As empresas precisam conhecer todos os benefícios que uma maior integração entre os países da região trará à sua atividade diária na importação e exportação.